• CADASTRE-SE

Tarte Tatin | Uma Torta Diferenciada | Dica Culinária

Já pensou em fazer uma torta ao contrário? É isso mesmo! Hoje nós vamos aprender a receita de uma deliciosa Tarte Tatin!

por: Eu na Cozinha

A receita de hoje é de uma torta perfeitamente deliciosa mas que nasceu de forma errada de acordo com as versões da sua origem.

Se buscarmos a fundo sua história, duas irmãs francesas, as Tatin, colocaram no forno algumas maçãs com açúcar e manteiga e só depois que elas estavam douradas e sentiram seu perfume delicioso perceberam que não haviam feito a base de massa da torta.

Para salvar a receita e não perderem as maças que haviam preparado, colocaram a massa por cima do recheio e pronto! Assim resolveriam seu problema e deram origem à Tarte Tatin, verdadeira ou não essa história fala sobre a receita de uma torta invertida com um ingrediente clássico que é a maçã.

Mas, não se preocupe, você pode preparar outras Tarte Tatin com recheios diversos e decidir qual será a sua preferida. Vamos anotar os ingredientes para essa receita?

Ingredientes para a Massa:

200g de farinha
20g de açúcar
100g de manteiga
1 ovo
Uma pitada de sal

Ingredientes para o Recheio:

4 maçãs cortadas em 4 partes iguais
2 ramas de canela
2 cascas de limão
200g de açúcar
100g de manteiga

Modo de Preparo - Massa:

Em um bowl faça uma farofa com a farinha e a manteiga até que a mesma se dissolva por completo, acrescente o açúcar mexa e coloque o ovo. Amasse até que se forme uma massa homogênea e reserve na geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Modo de Preparo - Recheio:

Em uma panela ainda com o fogo desligado, coloque o açúcar em todo o fundo da panela, disponha a manteiga, a canela e a casca de limão, arrume as maçãs de forma que todos os pedaços encostem no açúcar.

Ligue o fogão e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo médio. Após esse período, desligue o fogão e disponha as maçãs em uma assadeira. Regue o caldo por cima das maçãs e reserve até que esfrie um pouco, abra a massa em uma espessura que não fique tão fina, lembrando que ela precisa ser do mesmo tamanho da sua assadeira.

Coloque a massa onde serão servidas todas as maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos ou até que a massa fique dourada. Espere amornar e desenforme de uma maneira em que a massa fique pra baixo e as maçãs voltadas para cima, retire e sirva ainda morno com chantilly ou sorvete de creme.

Para saber o que vem por aí inscreva-se em nosso canal no youtube e inscreva-se em nossa newsletter.

Conecte-se:

Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa página
Inspire-se com o nosso Instagram
Receba nossa Newsletter