Saiba os Tipos de Óleo de Motor Existentes e a Diferença Entre Eles

Confira quais são os tipos de óleo existentes e qual é o mais adequado para o seu automóvel, com Alessandro Andreato.

por: Mulheres no Volante

Em 1917, June McCaroll estava dirigindo em uma estrada da Califórnia quando se deparou com um caminhão e, no mesmo instante, teve a brilhante ideia de pintar faixas brancas no centro das rodovias do país, para evitar situações semelhantes à sua. Entretanto, não obteve sucesso. Mas, por ser uma mulher decidida, resolveu pintar a mão uma parte de uma estrada. Após isso a ideia se espalhou, conquistou o mundo e então surgiu as faixas pintadas nas ruas e estradas.

Confira agora a dica by Monaco sobre óleo:

Existem três tipos de óleo: mineral, semissintético e o sintético. Todos são utilizados com as mesmas funções: lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas, proteger e refrigerar o motor. A diferença entre eles está no processo de obtenção de óleos básicos, que são determinantes para classificar como de base mineral ou sintética.

O óleo mineral é sobretudo um óleo mais grotesco e que não sofre tanta transformação química. Portanto, seu custo final é otimizado referente aos outros dois tipos de óleo. Geralmente, essa categoria de óleo é utilizada para carros com alta quilometragem.

O óleo sintético sofre um processo químico mais elaborado e com isso seu custo final de produção é mais elevado. Esse modelo, geralmente é utilizado em carros 0 km, novos ou seminovos e têm um melhor custo benefício por ser melhor tratado quimicamente.

Já o semissintético, compõe-se com o melhor dos dois tipos de óleos. Sendo assim, seu custo não é tão elevado quanto o sintético e sua durabilidade é maior, referente ao óleo mineral.


Temos um encontro marcado toda semana! Para saber mais cadastre-se na nossa newsletter!

Acesse outros vídeos do Mulheres no Volante em Mulheres no Volante, só aqui no by Monaco.

Para saber o que vem por aí inscreva-se em nosso canal no youtube e inscreva-se em nossa newsletter.

Conecte-se:

Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa página
Inspire-se com o nosso Instagram
Receba nossa Newsletter