• CADASTRE-SE

Suflê de Chocolate | Aprenda a Fazer Agora Mesmo | Dica Culinária | ByMonaco

Este Suflê de Chocolate com um sabor deliciosamente rico de chocolate e uma textura leve e aerada vai ser um momento mágico para os seus convidados!! A receita rende 4 porções, é incrivelmente fácil de preparar!!

por: Eu na Cozinha

A receita rende 4 porções, é incrivelmente fácil de preparar e em apenas 20 minutos você fará esse delicioso suflê e passará a dominar um dos marcos da alta gastronomia francesa. Para essa receita você vai precisar de:

Ingredientes:


Para o Soufflé:

250ml de leite
150g de chocolate amargo – 70% cacau
110g açúcar e um pouco mais para polvilhar os ramequins
30g manteiga e um pouco mais para untar os ramequins
20g farinha
10g amido de milho
chocolate 
4 gemas
4 claras
2g sal fino


Para a Calda:


100 g de chocolate amargo 60% cacau

¼ de xícara (chá) de leite


Obs: Se quiser servir o suflê com o molho, faça o molho primeiro, antes de começar com o suflê.


Modo de Preparo:


Coloque numa panela o leite, o açúcar, a farinha, o amido e a manteiga. Antes de aquecer esta mistura, bata tudo até que a farinha e o amido de milho estejam bem dissolvidos no líquido (assim a farinha não vai formar grumos). Aqueça a mistura e cozinhe em fogo médio por 2 minutos até obter uma textura grossa e pegajosa, mexendo sempre com um fouet ou uma espátula. Retire do fogo e acrescente o chocolate. Mexa até derreter e ficar bem incorporado. Adicione as gemas à mistura e mexa até incorporar bem. Essa é a base do suflê, se você não quiser assá-los na hora, pode guardar a base na geladeira por até uma semana. Certifique-se de cobrir a mistura com filme em contato (aderindo à superfície).


Prepare os ramequins (potes de porcelana), que são as formas próprias para se fazer suflê. Unte com manteiga, adicione um pouco de açúcar granulado e vire a forma para o lado e gire para permitir que o açúcar grude em todas as superfícies com manteiga. Passe o açúcar de um ramequin para outro, até que todos os ramequins estejam cobertos com manteiga e açúcar. Coloque os ramenquins na geladeira enquanto prepara a massa do suflê.


Bata as claras com uma pitada de sal até começarem a formar espuma, adicione o açúcar e continue a bater até que as claras formem picos firmes e brilhantes. Junte delicadamente as claras na base do soufflé, mexa delicadamente e despeje nos ramequins. Remova o excesso de massa nas laterais e limpe bem para que a massa não grude nas laterais durante o cozimento e cresça bem. Leve ao forno pré aquecido a 190º por aproximadamente 15 minutos até que cresça bem.


Para a calda pique o chocolate em pedaços pequenos numa tigela refratária e leve para derreter em banho-maria. Mexa delicadamente com uma espátula até o chocolate derreter completamente. Adicione o leite aos poucos, mexendo com espátula até atingir a consistência de calda (se preferir uma calda mais líquida adicione mais leite, se gostar dela mais cremosa coloque menos). Pronto!! Agora é só saborear!!

Para saber o que vem por aí inscreva-se em nosso canal no youtube e inscreva-se em nossa newsletter.

Conecte-se:

Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa página
Inspire-se com o nosso Instagram
Receba nossa Newsletter