Balenciaga

Um pouco sobre a vida e obra do Mestre da Alta Costura Cristóbal Balenciaga

por: Tendência e Estilo

“O Mestre da Alta Costura” Cristóbal Balenciaga, ficou assim conhecido por sua maravilhosa habilidade manual e seus inovadores designs.  Uma inspiração para muitos que o sucederam, seu trabalho continua modelando a moda até hoje. 

Nascido em Getaria, em 1895, numa pequena vila de Pescadores na região Basca do norte da Espanha, Cristóbal Balenciaga foi apresentado à moda por esse ser o ofício de sua mãe. Suas clientes compreendiam as mulheres mais estilosas e glamorosas da vila. Com apenas 12 anos, começou como aprendiz de um alfaite da cidade vizinha na epóca considerada um resort da moda, San Sebastian, onde em 1917 ele estabeleceu sua primeira Maison chamada Elisa, encurtamento do nome de solteira de sua mãe. 

Shaping fashion
Balenciaga mostrou grande influência Espanhola na primeira metade de sua carreira, touradas e flamenco se identificavam como fontes de inspiração em muitos de seus manequins. Foi apenas na segunda metade de sua carreira, em 1950, que Balenciaga foi pioneiro em moldes nunca vistos antes na moda feminina. Esses designs radicais evoluíram gradativamente enquanto ele aperfeiçoava e retrabalhava as mesmas ideias de coleção em coleção. Cheio de volume os “Vestidos balão” são a grande surpresa do início de 1950, foi utilizado novamente nas costas de seu 'semi-fit' linhas no meio dos anos 50 – vestidos e parcas acinturados na frente, mas volumosos e soltos atrás.  In 1957 ele chocou o cenário da moda com a apresentação do seu “Vestido Saco”, um vestido reto que eliminava completamente a cintura. Num momento em que o molde ampulheta “New Look” de Christian Dior ainda dominava, o “saco” foi inicialmente recebido com hostilidade pela imprensa e por suas clientes.  "é difícil ser sexy num saco!" reclamou o Daily Mirror. Como todos os looks mais radicais de Balenciaga, esse look eventualmente se tornou comum nas ruas.  O vestido saco foi o precursor e onipresente nos 1960s – e permanece uma marca na moda até hoje.

Mais informação  e dicas de moda e estilo em Tendência e Estilo só aqui no by Monaco.

Para saber o que vem por aí inscreva-se em nosso canal no youtube

Conecte-se:

Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa página
Inspire-se com o nosso Instagram