Friccó, a Itália em São Paulo

Conheça Sauro Scarabotta e saiba porque ele se define um artesão da gastronomia italiana

por: Ristorando

Sauro Scarabotta nasceu em 1965, na cidadezinha medieval italiana de Gubbio. Na Itália, trabalhou no renomado restaurante Locanda dell’Angelo e levou a gastronomia típica de seu país para grandes redes de hotéis, como Sheraton e Hyatt, na Alemanha, Japão, Chile e Argentina. Em 1994, aceitou o convite de Giancarlo Bolla para vir ao Brasil e trabalhar em seus restaurantes. Começou no La Tambouille, seguiu para O Leopolldo, de onde saiu para chefiar a cozinha do Bar des Arts, entrando de vez para o cenário gastronômico da cidade de São Paulo. Desejando comandar o seu próprio restaurante, em 1997, Sauro partiu para a carreira solo, abrindo, ao lado de hoje sua esposa, Rita, o Friccò. Autêntico e talentoso, o chef se auto-intitula um “vegetariófilo”, um amante dos vegetais, e apresenta o melhor da cozinha italiana em receitas saborosas e originais, com destaque para suas massas artesanais e pratos preparados com ingredientes frescos e produtos da estação. Sauro é consultor da Costa Cruzeiros na viagem "Super Prata All'Italiana".

Friccó, um restaurante charmoso e informal com menu criativo, frios e pães produzidos no local, e o Sauro oferece cursos.
Endereço: R. Cubatão, 831 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04013-041 Telefone:(11) 5084-0480  

Pasta All’amatriciana (ou a matriciana), serve 04 pessoas.

Ingredientes: 

400 gr de massa de sua preferência (aqui foi utilizado o tortilhone)
01 cebola laminada
01 alho cortado na metade
02 tomates sem pele e sem semente
150 gr pancetta ou bacon em cubos
04 colheres de azeite de oliva extra virgem
½  taça de vinho branco
60 gr de queijo parmesão ou pecorino ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha pra decorar

Modo de Preparo:

Refogue a cebola com o azeite, coloque o alho, deixe dourar levemente, não deixe escurecer  para não deixar o gosto amargo. Quando a cebola estiver dourada, adicione a panceta em cubos e deixe refogar mais um pouco.  Coloque os tomates e uma concha da água, mexa, deixe reduzir um pouco.
Cozinha a massa de acordo com as instruções da embalagem. A seguir, escorra a massa e junte ao molho. Coloque no fogo e vá misturando com cuidado por, mais ou menos, 2 minutos.  Sirva a seguir com uma generosa quantidade de queijo ralado e salpique a salsinha para  enfeitar.

Confira mais dicas de restaurantes e receitas na coluna Ristorando, só aqui no byMonaco.

Para saber o que vem por aí, inscreva-se no nosso canal do youtube
 

Conecte-se:

Inscreva-se em nosso canal
Curta nossa página
Inspire-se com o nosso Instagram